31 de dez. de 2012

Férias e um Bebê. Férias?


É muito engraçado estar em período de férias com um bebê.

Enquanto todo mundo dorme até mais tarde você morre de medo de dormir tarde, afinal, terá que levantar de madrugada então antes de deitar já fico calculando as horas possíveis que vou dormir.

Hoje mesmo, acordei às 4h20 ao som da babá eletrônica como sempre com Bruno se esticando e fazendo sons, fiz a mamadeira  e vimos o dia amanhecer, ele só pegou no sono quase às 7h, isso mesmo.

Enquanto o mundo dormia, exceto as mães de bebês como eu, assim eu estava com as minhas amigas, as olheiras.

O esquema daqui de casa não mudou muito nas férias pois o meu marido prefere me ajudar dando a mamadeira e ficando com o Bruno na parte da manhã enquanto eu descanso um pouco.

Vejo o pessoal saindo em "comboios"para ir a praia quase meio dia e fico daqui da minha varanda pensando com desculpas:

Meu Deus! Que loucura ir a praia nesse solzão, tantas doenças dermatológicas, além disso todo mundo sabe que sol envelhece ... Então assim vou passando as "férias".


Como tem sido as nossas férias por enquanto... Muitos filmes, mamadeiras, arrotos, fraldas e ar condicionado!!!

O mesmo filme dura dias já que toda hora temos que parar.


Aqui no Rio tem feito 40 graus com sensação térmica de 50 graus,ou seja, fica impraticável sair de carrinho com Bruno.


Um dia desses saímos 18h30 para caminharmos no calçadão  e pelo caminho tive que ir tirando a roupinha dele de tanto calor que estava.


Fomos algumas vezes ao shopping, já que é mais fresquinho, ele até dorme.
Na verdade é só o Bruno entrar no carro que ele dorme! rs

No carro além de ser fresquinho, ter insulfim bem escuro, temos um móbile que vem com espelho para quem está dirigindo ver o bebê; o som desse móbile é um sonífero, são sininhos super relaxantes que vem dentro de dois ursinhos, e uma borboleta.
Daqui há poucas horas o ano de 2012 chegará ao final e vem aí 2013 cheio de novidades repleto de novas etapas para a vida de todo mundo aqui de casa.

Eu adoro o último dia do ano, sempre gostei, é um dia de planejar , de ter mais fé que tudo vai melhorar, que as fases mais desgastantes da rotina mamãe-bebê vão passar, que em breve o som de mamãe ou mamã vou escutar...

Falando nisso, estou tão orgulhosa do meu bebê, essa semana ele está muito falante, ele repete o som que pronunciamos direitinho,além de imitar a gente quando demos a língua fazendo caretas, é muito engraçado, ele é muito esperto.

Mas o mérito dele estar imitando vogais é do meu marido que ele fica conversando a língua de Bruno.
(Brunês)

Maridão fala   -   Bruno repete


 
Papai - aaaaa

é - é

u - u


E aleatoriamente Bruno fala muito o "ca" e o  "gu"

Filmei várias vezes mas ainda não sei colocar o vídeo no Blog.


É incrível como Bruno é diferente comigo e com o pai.


Sinto que comigo ele é mais manhoso mais bebêzinho e com o pai é mais despojado e super falante.Vejam só!




Vou explicar o porquê:

Ele fica em qualquer posição com o maridão, sentado, ajoelhado na barriga, tudo bem que são brincadeiras diferentes das que eu faço e ele estimula falando essa linguagem "Brunês"

Eu quando fico com ele sempre é de forma mais confortável pra ele e desconfortável pra mim, sempre preocupada com os  bracinhos, as orelhas se estão amassando, não beijo perto das orelhas, tento não bocejar nem espirrar no mesmo ambiente que ele, nem ficar muito próximo do nariz dele.

Canto um repertório bem variado.

Exemplos de músicas que tenho cantado recentemente:

Bill - Turma do Seu Lobato

Do Re Mi - Turma do Seu Lobato

Brilha, Brilha Estrelinha - Galinha Pintadinha

Terezinha de Jesus

Pedalinho - Bia Bedran

O Anel - Bia Bedran

Filme Triste - Trio Nagô ( Ele adooora!!!)

Pai Nosso - católica

Qual é a chave - católica

Noites Traiçoeiras - Padre Antônio Maria

Força Estranha - Roberto Carlos

Amor I love you - Tribalistas

Com você - Sandy e Júnior

Olha o que o amor me faz - Sandy e Júnior

Canta Canta passarinho - Trem da Alegria



Já com o pai é tudo bem diferente... rs

O pai fica com ele  deitado e Bruno no colo sentado, ajoelhado isso tudo na barriga, o pai não tem tantos cuidados e neuras, inclusive toma cerveja perto, ou seja, Bruno sente o "bafo" da cerveja e mesmo assim fica com o pai conversando por um tempão sem reclamar nem chorar, pelo contrário acompanhado de muitos sorrisos.

Comigo Bruno não é de conversar muito, morro de ciúmes!

Eu o coloco pra brincar de pedalar, serra serra serrador, coloco no ginásio de atividades, passeio de carrinho na varanda e dentro de casa, ele fica no máximo 8 minutos e começa a chorar... canto, danço com ele no colo, mas ele comigo é sempre menos falante e mais observador.

Quando as férias acabar quem sabe Bruno comece a conversar comigo já que o papai vai estar trabalhando...? Será?

Esqueci de mencionar no último post que com a mudança achamos a chupeta preferida do Bruno, a Lillo de Recém Nascido que ele ganhou da Perinatal.

Ele deu uma ignorada na chupeta, mas ainda usa.

Ele é um bebê que não é muito ligado em em chupeta não...
Ele só usa chupeta quando está quase dormindo.

Ele está na fase de descobrir as mãos e os nossos braços pra ficar babando. Ou seja, a famosa fase oral.

A título de curiosidade vou explicar as 5 fases que os nossos bebês irão passar:
A ordem do desenvolvimento Psicossexual é : Fase Oral ( vai até aos 18 meses), onde o prazer do bebê se dá com a mordedura e a sucção;


Fase Anal ( Pode se prolongar até aos 4 anos), a fase complexa de Dor X Prazer , a criança sente prazer em evacuar com objetivo de ter a posse das fezes, é um orgulho para ele ter a produzido;


Fase Fálica (Pode se prolongar até aos 6 anos), é a suposta descoberta da sexualidade e interesse/ curiosidade pelo sexo oposto, quando também ocorre o Conselho de Édipo, ou seja, quando os parceiros ideais para os meninos são as mães e para as meninas, são os pais;


Depois ocorre o Período de Latência  (Que vai até aos 12 anos), que é o período de desinteresse e repugnância pela sexualidade além do declínio do Conselho de Édipo.



E por fim, a Fase Genital ( Dos 12 anos aos 18 anos), que é a fase do adolescente que inicia com o começo da puberdade e termina na fase adulta jovem, tem uma caraterística em comum com a Fálica que é a de exibir as genitais e ver/comparar com as de outras pessoas.


Esse estudo é importante para que as mamães não fiquem preocupadas com tudo o que tem que vir ainda por aí.


Temos que agir com naturalidade, mas é claro, podar os excessos, já que tudo exagerado não é bom.


Fico por aqui desejando a todas as mamães uma ótima entrada de 2013, com muita saúde para os nossos bebês e é claro para todas nós, afinal temos que cuidar da nossa família com maior qualidade.


Que o ano de 2013 seja melhor que 2012!


Que todas nós tenhamos
mais controle, menos ansiedade,
mais tempo, menos medos e
muitas Alegrias!!!

Nenhum comentário: